Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

14 fevereiro 2015

1ª E 2ª ETAPAS DO CURSO DE ARTESANATO COM O ARTESÃO AMAURY FERREIRA EM CHAPADA DO NORTE MG



O artesanato de Chapada do Norte é reconhecido em Minas Gerais graças ao trabalhos de grandes profissionais  que através da arte e criatividade criam peças que chamam a atenção pela beleza, qualidade e perfeição. Os artesãos chapadenses tem participados de feiras e outros eventos onde levam a matéria prima de seus trabalhos. E nestas feiras costumam vender todas as peças que levam tamanha é a procura. E muitos viajantes e turistas que passam pela cidade procuram peças para levar de lembrança ou presentear alguém. Destacam-se as peças de barro, couro e palha. Nestes últimos anos a coordenadora municipal de cultura Fabiane Vissotto tem sido parceira dos artesãos locais, oferecendo a eles o suporte necessário para viajar, regularizar documentos , estarem atualizados dos acontecimentos relacionados ao artesanato no Estado de Minas Gerais e participar de cursos de aperfeiçoamento.  E nos anos de 2013 e 2014, junto com Maurício Costa e Niucilene Soares intermediou a realização de  de um curso que aconteceu em duas etapas, a primeira entre os dias 16 e 25 de Setembro de 2013 na Casa de Cultura Corina Badaró em Chapada do Norte entre 8:00 e 16:00 horas, era o Projeto Pró-Resgate do Ofício em Cerâmica ministrado artesão Amaury Ferreira, de Minas Novas e contemplado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), pelo Estado de Minas Gerais. A segunda etapa também foi ministrada pelo premiado artesão minasnovense Amaury Ferreira em Chapada do Norte-MG o Curso de Artesanato em Cerâmica que faz parte do projeto "Pró Resgate do Ofício em Cerâmica" e também foi  contemplado e patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura, e realizado em Chapada do Norte-MG já em 2014 na Casa de Cultura Corina Badaró. Em Chapada do Norte-MG o curso foi apoiado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e Escola Estadual Monsenhor Mendes.
E na noite de 22 de Agosto de 2014 foi realizada na Escola Estadual Monsenhor Mendes a Cerimônia de Entrega dos Certificados aos alunos que participaram da 2ª etapa do Curso de Artesanato em Cerâmica ministrado pelo professor Amaury Ferreira com participação da direção e professores da escola. O curso teve como parceiros a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (Maurício Costa, Fabiane Vissotto e Niucilene Soares); a Achanti e a Escola Estadual Monsenhor Mendes . Patrocinadores do Curso: Núcleo Especializado em Ortodontia Dr. Nilton Barbosa, vereadora Adriane Coelho, vereador Bocais, Cida Confecções; Dona Lia, Rodrigo Lourenço, Chapanet  e Construnorte.





































FOTOS: MAURÍCIO COSTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário