Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

28 fevereiro 2015

LEVANTAMENTO HISTORIOGRÁFICO DAS FOLIAS DE REIS DE CACHOEIRA DO NORTE E SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA


No dia 21 de Outubro de 2013 Fabiane Vissotto e Maurício Costa representando o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Chapada do Norte MG e a arquiteta Isabela Grossi conduzidos pelo motorista Nato da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estiveram reunidos com representantes dos grupos de Folia de Reis dos distritos chapadenses de Cachoeira do Norte e São Sebastião da Boa Vista para um levantamento historiográfico com intuito de elaborar posteriormente os inventários de cada um dos grupos. Em São Sebastião da Boa Vista o senhor Adão e a senhora Jovina relataram histórias da folia de reis no distrito. Em Cachoeira do Norte um grupo maior de representantes da Folia de Reis relatou as histórias do grupo e da festa e as principais dificuldades na atualidade enfrentadas. Todas as falas foram registradas. O inventário é um documento que deixa registrada as histórias do grupo e que serve para que o conselho tenha subsídios para discutir com a gestão pública e a comunidade ações para preservação e melhorias das tradições do grupo.




Fotos: Maurício Costa

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL 2015 EM CHAPADA DO NORTE MG


Está previsto para começar no próximo Sábado dia 07 de Março o “Campeonato Municipal de Futebol Chapadense 2015” com a participação das seguintes equipes: Juventude, Real Barça, Cerrado, Cachoeira do Norte, Granjas do Norte, Vargem do Setúbal e São João. As partidas serão realizadas no Estádio Municipal Durval Queiroga Pinto nos finais de semana (Sábados e Domingos) com 07 rodadas a serem realizadas na primeira fase. O campeonato de futebol é uma ótima oportunidade de lazer esportivo aos finais de semana e um grande momento de confraternização entre os moradores da sede e dos distritos. Prestigie o campeonato. Vá ao estádio e torça por sua equipe favorita. A entrada custa R$2,00.

Realização: Prefeitura Municipal de Chapada do Norte MG ADM 2013/2016

Apoio: Secretaria Municipal de Educação

Comissão Organizadora: Ari Filho, Elzito Carvalho, Edmundo Carvalho, David Soares, Dailson Lourenço Torres e Maurício Costa





Fotos: Maurício Costa

26 fevereiro 2015

PESQUISA PARA INVENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA MOÇA SANTA, A MILAGREIRA

                                              

No dia 21 de Outubro de 2013 Fabiane Vissotto, Maurício Costa ambos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Chapada do Norte, a arquiteta Isabela Grossi e o motorista Nato da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estiveram na comunidade da Moça Santa para entrevistar pessoas sobre a vida e os milagres da moça que deu origem ao nome da comunidade. As entrevistas têm como finalidade a realização de um inventário para manter viva a história da Moça Santa, a menina que cresceu pura e realizava milagres. Uma das principais dificuldades é que a maioria das pessoas que conheciam profundamente a história dela já é falecida e esse fato aumenta a necessidade da elaboração do inventário para manter vivo todo o conhecimento e para que as próximas gerações usufruam destas informações. E neste dia duas senhoras muito simpáticas, dona Miguelina e dona Mariana nos contaram sobre os milagres, as romarias, a devoção desta milagreira tão conhecida na região. A senhora Maria Edinalva ainda nos conduziu ao local onde a milagreira retirava a água santa que usava além de nos mostrar uma raiz de Macunã que no passado serviu de alimento. Foi uma manhã muito agradável e de bastante aprendizado que vai contribuir bastante no inventário. Dias depois o senhor Alessandro Borges da cidade de Berilo colheu outras informações com uma pessoa que conhecia algumas histórias da Moça Santa para acrescentar na documentação. No site do Cedefes há uma descrição sobre a comunidade da Moça Santa e um breve relato sobre a milagreira "Rita foi uma moça que viveu na comunidade do início do século XX até 1977, quando faleceu. Segundo os moradores, tinha o poder de curar os doentes apenas oferecendo água para beber, ou com sua presença perto deles. Em todas as festas do padroeiro, era Rita quem levava o mastro do Bom Jesus da Lapa, e as pessoas vinham de vários lugares em busca de sua ajuda".
Fotos: Maurício Costa




19 fevereiro 2015

TERÇO DOS HOMENS E CORAL SANTO ROSÁRIO DE CHAPADA DO NORTE MG


Em 2015 a realização dos encontros do Terço dos Homens em Chapada do Norte MG completará no mês de Agosto, 08 anos de existência. Incentivados pelo então pároco do município chapadense em 2007 o Padre Luciano Franco Ramalho, iniciou-se na Capela do Senhor Bom Jesus a reza dos mistérios do terço. E desde então esses devotos católicos impulsionados pela fé, encontram-se todas as Terças Feiras na referida capela ás 19 horas e ás 19:30 enquanto dura o Horário Brasileiro de Verão. Além de participarem do Terço, há alguns anos eles também realizam á convite dos festeiros ou da Paróquia Santa Cruz novenas em festas religiosas (Festa do Senhor Bom Jesus, Festa do Divino Espírito Santo, Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, na Festa da comunidade do Gravatá e na Festa de Nossa Senhora Aparecida em Tocoiós de Minas), e em algumas ocasiões rezam o terço na residência de algum irmão enfermo, aniversariando ou de companheiros que vieram a falecer. O grupo permanece forte e seus membros sempre tentando cativar novos companheiros para seguirem juntos nesta caminhada. No distrito de Santa Rita do Araçuaí também há um grupo de Homens que reúnem-se ás Sextas Feiras para rezar o terço. Durante esse período de rezas e orações surgiu dentro do Terço dos Homens de Chapada do Norte a vontade de prestar uma maior colaboração com a igreja católica e a partir daí  um grupo criou o Coral Santo Rosário (conhecido na cidade como "Coral dos Homens") que atualmente canta na primeira missa do mês.































Fotos: Maurício Costa

CHAPADA DO NORTE MG 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA E 296 ANOS DE HISTÓRIA

Antigo Arraial de Santa Cruz, nossa atual Chapada do Norte teve sua origem no ano de 1728, quando os moradores de dois povoados, Paiol e Itaipava, para aqui se deslocaram devido a descoberta de ouro às margens do Rio Capivari.
Em 1850, a até então freguesia recebe o nome de Santa Cruz da Chapada, e com o descobrimento de diversas lavras de ouro fornece toneladas do metal para o destino da corte portuguesa. Entre as lavras que tiveram maior importância neste período, podemos citar a lavra do Morro do Pilão, a do Córrego da Misericórdia, a do Gravatá / Quebra Bateia e a lavra do Batatal.
O Arraial de Santa Cruz pertenceu ao arcebispado de Salvador até o ano de 1884, quando passou a integrar o bispado de Diamantina, sendo mais tarde anexada ao de Araçuaí, que foi instalado em 1914, permanecendo assim até os dias atuais.
Entre 1817 e 1820, o agora povoado contava com cerca de oitenta casas térreas construídas de adobe. No final do século XIX, esse número de construções se eleva a 192 casas, distribuídas em seis ruas e três praças. Atualmente Chapada registra cerca de 60 ruas, 05 praças e 03 bairros.
O Povoado de Santa Cruz de Chapada, em 1911 na divisão administrativa e nos quadros de Recenseamento de 1920, é incluído na constituição administrativa como um dos distritos de Minas Novas. As primeiras representatividades política do distrito de Santa Cruz de Chapada se dá a partir da composição da mesa legislativa de Minas Novas (Câmara Municipal).
Em 1920 a população do distrito de Santa Cruz da Chapada era de cerca de 9.187 habitantes, elevou-se em 1970 para 14.073, dos quais 736 na sede municipal, enquanto a estimativa em julho de 1975 subia a 14.970 habitantes. Sua área total corresponde a 829, 76 Km2. E o senso de 2010 aponta 15.189 habitantes para todo território do município.
Emancipado pela lei nº 2764 de 30 de dezembro de 1962. Desde então, é denominado Chapada do Norte e instalado em 1º de março do ano de 1963, administrado pelo governo provisório de Affonso Pimenta Figueiredo, curiosamente intitulado como “intendente”, (talvez pelo fato da administração temporária, já que o termo usado para chefes do poder executivo municipal fora extinto em 1930, hoje prefeito). Posteriormente ainda no ano de 1963 o governo do município passou para a administração de Vicente Paula Oliveira. Em eleição “com chapa única” o governo de Vicente de Paula Oliveira foi até o início do mês de janeiro de 1967, quando o Durval Queiroga Pinto assume a liderança administrativa pública do município. Até os dias atuais, Chapada do Norte esteve governada por 16 chefes do executivo municipal, contados a partir de Affonso Pimenta Figueiredo. Importante acrescentar que alguns dos prefeitos repetiram mandatos como são os casos de Vicente de Paula Oliveira (1963 -1967 e 1977-1982), Paulo Roberto Soares (1983 - 1988 e 1992 - 1996), Manoel Rodrigues dos Santos (1997 – 2000 e 2001 - 2004), Eraldo Eustáquio Soares (2005 – 2008 e 2009 – 2012). Governaram o município de Chapada do Norte MG durante uma gestão: Luíz Gonzaga Soares, Odilon Soares de Souza, Roosevelt de Oliveira, Ronaldo Lourenço Santana e Diego Eustáquio Soares.
Nas eleições municipais do ano 2020, excepcionamente realizada no mês de Novembro devido a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) foi eleito para prefeito, Leandro Evangelista do Socorro, para o mandato de 04 anos de administração no executivo municipal de Chapada do Norte MG entre 2021 e 2024.
Neste ano de 2023, no dia 1º de Março Chapada do Norte completou 61 anos de emancipação política e 296 de história, conservando e mantendo viva expressiva riqueza cultural que pode ser observada nas suas variadas formas.
Como o é o caso do seu valioso e específico Património Cultural edificado, composto por nossas Igrejas, casario e demais componentes do conjunto arquitetônico, que encanta os olhos e causa admiração naqueles que visitam nossa cidade.
Seu patrimônio imaterial, verificado em suas diversas e variadas danças e cantorias, os vários Grupos Folclóricos existentes em todo o município, as comunidades remanescentes de Quilombo e as várias festas religiosas – culturais que acontecem durante o ano, destacando-se a Tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que em 08 de Maio de 2013 recebeu do IEPHA-MG o título de "Patrimônio Imaterial Cultural de Minas Gerais", primeira celebração a receber o título no Estado. Assim como suas formas de fazeres, como a comida típica, meios de produção rural, e o artesanato reconhecido e valorizado nacionalmente.
Estas poucas linhas seriam muito simples para traduzir um município de uma extensão territorial tão vasta, de um povo que guarda em cada canto um encanto e uma especificidade original de uma cultura tão expressiva e complexa. Estes são apenas alguns exemplos do valor que tem Chapada do Norte, seu povo e sua cultura, traduzidos no decorrer de sua História. Parabéns Chapada do Norte.
Mais fotografias da cidade de Chapada do Norte MG no Flickr: https://flic.kr/s/aHsjSPHR1n
Fonte: Fabiane Cinara Vissotto e Edinaldo Aparecido Soares
Foto da Capa: Maurício Costa
Fotos: Maurício Costa