Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

27 setembro 2015

ENTREGA EM 2015 DO REI E DA RAINHA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHAPADA DO NORTE EM 2016

Na tarde de forte calor em 27 de Setembro de 2015 em Chapada do Norte MG a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário reuniu-se na Igreja do Rosário. Na oportunidade os irmãos conversaram sobre os preparativos da tradicional Festa do Rosário que se aproxima. E a pauta principal da reunião era a simbólica “Entrega dos Reis de 2016 em suas residências”. O presidente da Irmandade Maurício Costa, justificou a ausência do juiz maior da festa do próximo ano, José Joaquim Júnior que reside em Teófilo Otoni e avisou com antecedência os motivos particulares que o impediam de participar deste momento tradicional. Júnior como é conhecido foi representado pelo irmão do Rosário Marcone Evangelista. Sua festeira, a senhora Tereza Carvalho esteve presente na reunião, mas por motivos de saúde, foi representada no cortejo que conduz os futuros festeiros até a casa da festa pela irmã do Rosário, a senhora Maria Geralda.  Durante a reunião os festeiros da festa de 2015, Rômulo Oliveira e Aciléia Ribeiro falaram um pouco sobre a emoção e o cotidiano de organização da festa que louva a Virgem do Rosário. Alguns jovens da comunidade chapadense também compareceram á reunião para participar deste momento de tradição e alegria sobre a Festa do Rosário. Ao final do encontro todos se dirigiam para a casa dos reis de 2016, ambas na Rua José Soares Coelho. A animação ficou por conta dos Tamborzeiros do Rosário e da Congada de Nossa Senhora do Rosário e da população presente que caiu na folia, cantando e dançando pelas ruas chapadenses. Na casa dos reis do próximo ano eles foram recebidos com quitanda, refrigerantes, licores e salgadinhos. Tanto a casa da festeira de 2016, Tereza Carvalho, como a casa da senhora Maria Aparecida Evangelista, prima do próximo festeiro, Júnior, estavam cheias de amigos, vizinhos e familiares presentes na distribuição de bebidas e petiscos. Alguns irmãos do Rosário também ajudaram á servir as pessoas presentes. Ao final foi uma tarde alegre que serviu como aquecimento para a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte em 2015. 


















































Fotos: Maurício Costa

Entrega em 2015 do Rei e da Rainha da Festa do Rosário do próximo ano (2...

2ª Missa Sertaneja no povoado do Batieiro em Chapada do Norte MG

2ª MISSA SERTANEJA NO POVOADO DO BATIEIRO EM CHAPADA DO NORTE MG LEVA MENSAGEM DE FÉ, ALEGRIA E SOLIDARIEDADE Á FIÉIS

 Na tarde do Sábado dia 26 de Setembro de 2015 percebia-se que aquele era um dia diferente: vários cavaleiros desfilavam pelas ruas de Chapada do Norte MG. E na Praça da Matriz um ônibus recebia um grupo de homens munidos com suas pastas. Todos tinham como destino o povoado do Batieiro localizado há dez quilômetros da sede. No Batieiro a equipe de profissionais da Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva foi à responsável pela realização da “2ª Missa Sertaneja”, celebrada pelo carismático Diácono Antônio de Araçuaí e animada pelo Coral Santo Rosário com participação do Clube do Trote que chegou trazendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A Missa foi campal e um grande número de fiéis esteve presente na celebração religiosa. Após a celebração foi servido uma deliciosa feijoada ao coral, diácono, cavaleiros e convidados. O evento teve também em sua programação leilão, bingo de uma leitoa e show com Geraldo Rodrigues e Samuel e grande participação popular. Toda a movimentação em volta da festa é beneficente, sendo a renda arrecadada em prol da construção da Igreja de São João na comunidade.  
Realização: Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva
Apoio: Prefeitura Municipal de Chapada do Norte MG ADM 2013/2016, Achanti e Clube do Trote
Colaboração: Diácono Antônio de Araçuaí, Coral Santo Rosário, Construnorte e Comunidade Local

Locução: Ruza Miranda




















































Fotos: Maurício Costa