Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

28 janeiro 2017

RAFAEL RAFLES DE CHAPADA DO NORTE MG APRESENTA O 1º CONCERTO COMENTADO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

          Foi realizado em Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha no início da noite de 27 de Janeiro de 2017 o “1º Concerto Comentado” na Igreja de Nossa Senhora do Rosário com Rafael Rafles.
           Rafael é natural de Chapada do Norte MG e aprendeu os primeiros acordes com o professor Elton Lourenço. Em 2012 ingressou no CEFAR (Centro de Formação Artística do Palácio das Artes) onde estudou percepção e violão erudito. Participou de Workshops e Masterclasses com violonistas reconhecidos nacional e internacionalmente como Aliéksey Vianna, José Lucena Vaz, Fábio Zanon, Cristiano Braga, Sérgio & Odair Assad, Yamandú Costa, Elodie Bouny, Carlos Walter, Michel Maciel, Victor Valle, Guilherme Vicens e Thiago Colombo.
          Participou de festivais como o 1º e o 2º Festivais de Violão José Lucena Vaz de Ouro Branco, Festival Internacional de Violões BH 2015, Festival de Maio 2016, VI Semana Seu Geraldo de Música e Festival Assad 2016. E foi selecionado pelo concurso “Jovem Músico BDMG 2015”.
        Atualmente Rafael cursa Bacharelado em Violão Erudito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), sendo orientado pela professora Cláudia Garcia.  
         O programa apresentado por Rafael teve:
·       Estudo I em Dó-  Maior-Mateo Carcassi (1792-1853)
·       Estudo I e VI- Léo Brouwer (1939 até os dias atuais)
·       Estudo I- Heitor Villa Lobos (1887-1959)
·       Canción de cuña- Eliseo Grenet com arranjo Léo Brouwer

·       Bagatela III- William Walton (1902-1983)
·       Suíte BWV- Johann Sebastian Bach (1685-1750) _ Prelúdio _ Gavotte I, II e Rondó
·       Se ela perguntar – Dilermando Reis (1916-1977)
·       Graúna- João Pernambuco (1883-1947)
       Ao final da apresentação Rafael Rafles agradeceu aos seus familiares, professores e amigos. E dedicou o concerto de forma especial a Marcos Vianna que confeccionou o folder com a programação do evento, Maurício Costa (Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG), Cida de Geralda (zeladora da Igreja de Nossa Senhora do Rosário) por cederem o espaço para o evento e principalmente para o grande público que lotou as dependências da igreja.
        Rafael encerrou dizendo que com as bênçãos de Deus em Julho pretende realizar um 2º concerto.
        E foi muito aplaudido pelo público que retornou para seus lares encantado pelo lirismo da apresentação.
Realização, Organização e Fonte: Rafael Rafles











Fotos: Maurício Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário