Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça. Ou quase isso...

Parafraseando Glauber Rocha:"Uma câmera na mão e um breve conhecimento na cabeça". Ou quase isso.../Desde Fevereiro de 2015.

14 outubro 2017

195ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE CHAPADA DO NORTE MG RENOVA A FÉ E ESPIRITUALIDADE DOS CRISTÃOS EM DIAS DE LOUVOR, ALEGRIA E UNIÃO

    O município de Chapada do Norte MG no Vale do Jequitinhonha viveu oficialmente entre os dias 29 de Setembro e 09 de Outubro de 2017 a 195ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
     Como de costume foram onze dias de muita oração (divididas entre nove novenas, dez missas e uma adoração ao santíssimo) onde os fiéis tiveram a oportunidade de trabalhar através das reflexões em cada encontro a espiritualidade, a devoção e louvor a Virgem do Rosário tendo como lema “Que Maria nos ensine a hospedar Jesus”. Durante onze dias a Capela de Nossa Senhora onde as celebrações religiosas são realizadas permaneceu completamente lotada de devotos que prestigiaram por noites Novenas e Missas, Missa da Festa, Coroação e Missa da Posse.
     São dias onde a fé, a cultura, e as tradições se misturam em diversos momentos que compõe os ritos da festa.
     Realizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte MG, a festa teve como juízes maiores (o rei e a rainha): Anedino Pereira Soares e Tereza Vaz Fernandes Machado e a Capitã do Mastro Sônia Mariete de Matos e direção espiritual do pároco padre Victor Hugo do Nascimento.
     As novenas e missas tiveram como equipes responsáveis a Irmandade do Rosário, Pastoral do Dízimo, Conselheiros Tutelares, Pastoral Litúrgica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escola Municipal Nívea de Oliveira, Escola Estadual Monsenhor Mendes, Ministros da Eucaristia, Terço dos Homens, Sagrada Face, Grupo de Jovens, Secretaria Municipal de Assistência Social, Adoradores do Santíssimo, Grupo de Oração Mãe Rainha, Catequese, Secretaria Municipal de Saúde (UBS Zeolita do Perpétuo Socorro, Hospital Cristo Rei, NASF...), Missionários do Santo Rosário, Escola de Evangelização Santo André e Coroinhas.
    A animação das celebrações e momentos culturais ficou por conta dos Corais Santa Cruz e Santo Rosário; e dos Ministérios de Louvor Santa Cecília e Estrela de Davi; Tamborzeiros do Rosário, Congada Nossa Senhora do Rosário, Congada Nossa Senhora do Rosário dos Quilombolas de Berilo, Banda de Música Filarmônica Santa Cruz, Anísio Reis, João Feio e Murilo de Geralda.
   A parte religiosa ainda contou com as presenças do padre Luciano Franco Ramalho pároco de Pedra Azul, Monsenhor Fabrízzio Clemente Fonseca da paróquia de Araçuaí, Coral São José de Minas Novas e o Bispo Dom Marcello Romano responsável pela Diocese de Araçuaí.
    Houve enorme participação popular nas Novenas, Missas, Leilões, Lavação da Igreja, Benção e Distribuição do Angú, Buscada da Santa, Alvorada, Subida e Descida do Reinado, Distribuição do Docê, Procissão, Reinado e Coroação, Buscada do Cofre, Descida do Cofre, Filiação de Novos Irmãos, Recebimentos de Anuais e Ofertas de Devotos e na Descida do Reinado.
   A Festa foi acompanhada pelos professores Denilson, Igor, PH e Léo da Unimontes que filmaram e fotografaram todos os momentos, além de realizarem inúmeras entrevistas com personagens de destaque nesta cultura secular. A Unimontes pretende ao final deste trabalho concluir um documentário em vídeo e um registro em livro como também a transcrição de músicas presentes em canções como as dos Tamborzeiros e falas como as pronunciadas por João Paulo, Wagner, Biá e Jaime Amaral (que substituiu Paraibinha) no Mastro a Cavalo durante o embate entre Mouros e Cristãos.
    As cidades vizinhas, distritos e povoados de Chapada do Norte, chapadenses ausentes e muitos visitantes se fizeram presentes durante os dias de realização da festa. Assim como o deputado estadual Dr. Jean Freire presente na Segunda Feira da Posse.
    Em 2018 os juízes maiores serão os irmãos do Rosário Reinaldo Freire e Jane Evangelista. A Capitã do Mastro será a também irmã do Rosário Marli Quirino. Outra irmã, Ivanete de Matos Pêgo (Netinha) será a Capitã do Mastro em 2019.
   Em 2017 a Festa de Nossa Senhora do Rosário teve o apoio da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, Câmara Municipal, Achanti, Paróquia Santa Cruz, Polícia Militar, Comércio Local e Comunidade Chapadense.













































Fotos: Maurício Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário